Coronavírus: o que o dentista deve saber e como atuar

Com sintomas parecidos com os da gripe, o o coronavírus pode causar doenças respiratórias leves a moderadas, entre elas, a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS).

Segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia, o novo vírus trata-se de uma variante do vírus, denominada 2019-nCoV, até então não identificada em humanos. Até o aparecimento do 2019-nCoV, existiam apenas seis cepas conhecidas capazes de infectar humanos, incluindo o SARS-CoV e MERS-CoV.

Diante desse cenário, a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) disponibilizou um informe para profissionais da saúde e para o público em geral com mais informações sobre o coronavírus.

Atenção aos sintomas e transmissão

De acordo com as informações divulgadas pela SBI, alguns indivíduos podem não apresentar sintomas, mas em alguns casos de infecções de vias áreas superiores, os sintomas são semelhantes a um resfriado. Em casos graves, assemelham-se a pneumonia e insuficiência respiratória aguda. As crianças de pouca idade, idosos e pacientes com baixa imunidade podem apresentar manifestações mais graves. No caso do 2019-nCov, ainda não há relato de infecção sintomática em crianças ou adolescentes.

Segundo o órgão, alguns coronavírus são transmitidos de pessoa a pessoa pelo ar (secreções aéreas do paciente infectado). Na maioria dos casos, a transmissão é limitada e se dá por contato próximo, ou seja, qualquer pessoa que cuidou do paciente – como profissionais da saúde ou familiares -, que tenham tido contato físico e/ou tenha permanecido no mesmo local que o paciente doente.

Em caso de suspeita, o profissional de saúde bucal deve encaminhar o paciente para atendimento médico com o descritivo dos sintomas observados, pois os exames laboratoriais realizados por biologia molecular identificam o material genético do vírus em secreções respiratórias.

Recomendações

Para se prevenir, é recomendável lavar as mãos regularmente, cobrir boca e o nariz ao tossir e espirrar, evitar aglomerações e ambientes fechados, não compartilhar objetos de uso pessoal (talheres, pratos, copos e/ou garrafas).

Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde anunciou a instalação do Comitê de Operações de Emergência (COE) para tratar do surto do novo coronavírus.

O grupo tem como objetivo preparar a rede pública de saúde para o atendimento de possíveis casos e monitorar a situação junto à OMS.

Confira as orientações do COE no site do Ministério da Saúde.

Fonte: CROSP