Você tem um banco de dados dos clientes?

Você tem um banco de dados dos clientes?

Todo consultório odontológico deveria possuir um banco de dados atualizado de todos os seus clientes. Considerado um ativo valioso em qualquer empresa, o banco de dados de clientes reúne as principais informações cadastrais dos indivíduos que se relacionam e fazem negócios com a organização.

No caso do cirurgião-dentista, as informações mais valiosas são: nome completo do paciente, data de nascimento, endereço completo, e-mail, telefone fixo e celular, data de início do tratamento, tratamento odontológico realizado, e quem o indicou. Recomendo que esses dados, captados nos primeiros contatos com o paciente, sejam armazenados no software de gestão utilizado pelo consultório ou, na sua ausência, em uma planilha.

É importante saber que essas informações só se tornam relevantes para o seu negócio se forem utilizadas de forma estratégica por você e pela a sua equipe. De nada adianta o armazenamento de dados se não utilizados de forma que gerem resultados positivos para o seu consultório. Refiro-me ao uso dessas informações para estreitar o relacionamento com seu paciente, para trazê-lo de volta ao seu consultório, para alavancar a carteira de clientes.

Conhecendo a data de aniversário de seu paciente, você pode enviar-lhe uma mensagem, ou até mesmo um cartão de aniversário personalizado, seja por correspondência – por isso a necessidade do endereço completo-, por e-mail ou mesmo via WhatsApp. E que tal uma ligação telefônica dando-lhe os parabéns? Quem é que faz isso hoje em dia? De posse do endereço, você pode, ao final do tratamento do seu paciente, enviar uma carta agradecendo a confiança depositada em seu trabalho, fazer algumas recomendações clínicas e alertar sobre a necessidade de um retorno dentro de um determinado período.

O número do telefone celular do paciente permite a você lembrá-lo da data e horário da próxima consulta, municiá-lo com orientações sobre sua saúde bucal, informá-lo das novidades do seu consultório e de sua carreira profissional e criar um canal eficaz de comunicação. Tudo isso por meio de ligações telefônicas ou envio de mensagens via SMS ou WhatsApp. Não se esqueça que estamos nos referindo a um canal de mão dupla, ou seja, aqui se envia e se recebe comunicação.

Com o e-mail do paciente, pode-se desenvolver ações de e-mail marketing. Periodicamente você cria e envia um boletim de notícias com artigos (de sua autoria ou de terceiros), orientações, dicas e curiosidades. Aqui você pode também praticar o seu marketing pessoal, incluindo notícias sobre a sua carreira profissional – notas publicadas na mídia – e sobre sua participação em cursos e congressos. Vale também incluir depoimentos de pacientes.

Identificar a pessoa ou o profissional de Odontologia que indicou o paciente a você é também de grande relevância. Você deve – e é sua obrigação – contatá-lo para agradecer a indicação. Àqueles que o fazem de forma mais frequente, enviar um “mimo” de agradecimento demonstra a sua gratidão e reconhecimento pelo favor prestado. Esse gesto pode lhe garantir indicações futuras. São conquistas de clientes sem muitos esforços.

Como podemos perceber, ter em mãos os dados de seus clientes permitem a você desenvolver importantes estratégias de marketing de relacionamento, que tem como objetivos o retorno do seu paciente ao consultório – para novos tratamentos – e a indicação deste de novos pacientes. Manter um cliente custa muito menos do que atrair um novo cliente. Isso serve também para o seu negócio. Por isso, invista seu tempo e esforço na criação e atualização desse banco de dados. Esse banco vai gerar muitas riquezas para o seu negócio.

Continue aprendendo. Continue empreendendo.


FábioFábio Iwakura
Graduado em Administração de Empresas. Especialista em Marketing e Desenvolvimento Gerencial. Possui mais de 20 anos de experiência na área de Marketing e Gestão de Negócios. Consultor de gestão de consultórios odontológicos. Sócio-diretor da Inteligência Consultoria Empresarial. Docente dos cursos de Graduação e Pós-graduação (MBA). Palestrante. 
www.consultordedentistas.com.br

1 Comment

  1. Rubens

    Ótimo artigo Fábio! Fazem 3 meses que adotamos um banco de dados e realmente faz toda a diferença.

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