O perigo dos aparelhos ortodônticos “fakes”

Febre entre os adolescentes, aparelhos ortodônticos “fakes” causam danos à saúde bucal, alerta campanha da ABIMO.

Os aparelhos ortodônticos têm como única função a correção de dentes e arcada dentária tortos ou desalinhados. Tempos atrás, o uso desses aparelhos, para muitos adolescentes, era sinal motivo de vergonha. Mas de alguns anos para cá, o uso desses aparelhos entre os jovens ganhou status fashion. Essa “moda” fez com que muitos jovens usem aparelhos ortodônticos odontológicos falsos. Porém, o que muitos desse adolescente não sabem é que essas versões piratas, e colocadas sem um profissional habilitado, podem gerar sérios problemas à saúde da boca.

Para alertar a população brasileira com relação a esse e tantos outros problemas relacionados à saúde bucal, a ABIMO, Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos, criou a campanha Sorrir Muda Tudo.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Odontologia, Mário Cappellette Jr, o principal, e mais grave, problema gerado pelo uso dos aparelhos piratas é a perda dos dentes. “Os aparelhos não originais podem causar perdas no osso alveolar e reabsorção dentária, visto que seu manuseamento por pessoas não adequadas pode levar à movimentação dentária descontrolada, colocando elementos dentários para fora do osso alveolar e podendo causar perda dos dentes”. O especialista ainda explica que a utilização de forças muito pesadas e em períodos inadequados (períodos curtos) levam à reabsorção dental, um dano irreparável.

Cappellette ainda alerta que é importante os pais dos adolescentes conversarem com seus filhos e levá-los para visitas frequentes ao dentista. “A melhor forma de evitar que esses jovens usem aparelhos piratas é os pais alertarem do perigo de se utilizar esses recursos ortodônticos sem a orientação de um dentista, principalmente se eles notarem que seus filhos estejam usando aparelhos sem terem ido a um profissional habilitado”, orienta o dentista.


Informações da Assessoria de Imprensa

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA